Soberania divida é soberania perdida

Estandarte do século XIX.

Não sei que raiva é esta contra os Reis, que é o mesmo que dizer contra a unidade e concentração de todos os poderes em um sujeito; ao mesmo passo que as lições da experiência e da história depõem altamente contra esta pretensão maçónica de fazer ou retalhar em diferentes quinhões o Poder Soberano!
Como se fundaria a Monarquia Portuguesa, se os das Cortes de Lamego fossem todos Soberanos, e só deferissem o poder supremo a El-Rei D. Afonso Henriques nos lances de apertos, para lho tirarem, apenas se restabelecesse a boa ordem e a segurança pública? Qual dos Reis desta Monarquia terá sido um verdadeiro tirano? Ainda que o fossem; estou pelo dito judicioso do grande Padre Vieira: antes sofrer um ladrão, do que um cento deles; porém a verdade histórica nos afiança que nenhum dos nossos Príncipes se inclinou para a tirania.

D. Frei Fortunato de São Boaventura in «O Mastigoforo», 1824.

§

As palavras de Frei Fortunato (Lente de Coimbra e Arcebispo de Évora) não valem apenas como autoridade intelectual e prestigiada do Clero, valem sobretudo como testemunho ocular de todos os acontecimentos que levaram à queda material da Monarquia Portuguesa. D. Fr. Fortunato não só conheceu a verdadeira Monarquia Tradicional, como foi contemporâneo do surgimento da Maçonaria em Portugal (1802), da Revolução Liberal do Porto (1820), da primeira Constituição escrita (1822), da guerra entre liberais e absolutistas (1828-1834), e sobretudo, conheceu directamente a demagogia dos liberais. No entanto, aparecem agora auto-proclamados "monárquicos tradicionalistas", com associação já montada e tudo, a difundir ideias em tudo semelhantes às dos liberais do século XIX. Curioso, não?! Quase até parece uma vingança do liberalismo maçónico: para abafar o tradicionalismo autêntico e evitar que verdadeiros tradicionalistas se levantem, criaram um falso tradicionalismo monárquico que intercepta quem se queira aproximar do verdadeiro tradicionalismo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Se a casa me permitir ...

Democracia e gangrena:
https://desatracado.blogspot.com.br/2015/09/democracia-e-gangrena.html

Cobalto

Eu disse...

Bom texto e excelente comentário que lhe foi adicionado. Parabéns!

anónimo disse...

Há dias apareceu um rapaz, vindo da parte dos "guilhermistas" que nem sequer sabia que tinha havido população a gritar pelo "absolutismo" no séc. XIX, em Portugal. Parece quem nem há por ali professores de história... estranho!...